Observatório | Covid-19
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Projeto Recursos Educacionais Abertos desenvolvidos para a Melhoria Acadêmica (REAdME)
A finalidade do Projeto Recursos Educacionais Abertos desenvolvidos para a Melhoria Acadêmica (REAdME) é dar apoio à divulgação dessas ações por meio da disponibilização dos produtos no Repositório Digital da Universidade, o Attena.
(FENGCHUN et al., 2019, adaptado).
Eixo
Indústrias Criativas
Unidade responsável
Essa proposta está aderente aos objetivos de execução de projetos de pesquisa e extensão, coordenados pela Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital – SPREAD da Universidade Federal de Pernambuco.
Coordenação
Profª Cristine Martins Gomes de Gusmão
Coordenadora Adjunta da SPREAD
Coordenadora Geral da UNA-SUS UFPE
Coordenadora do grupo de pesquisa SABER Tecnologias Educacionais e Sociais
Servidores UFPE
Profª Patrícia Smith Cavalcante – Centro de Educação
Profª Vildeane da Rocha Borba – Departamento de Ciência da Informação
Susimery Vila Nova - Bibliotecária Documentalista – Attena, Repositório Digital da UFPE
Ana Cecília Vieira da Silva - Bibliotecária Documentalista – Attena, Repositório Digital da UFPE
Pesquisadores Externos
Prof. Carlos Alberto Pereira de Oliveira – IFHT |Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Profª Ebba Ossiannilsson – Lund University in Sweden
Profª Eloiza da Silva Gomes de Oliveira – IFHT |Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Colaboradores
Íthalo Rannieri Araújo Soares
Jacilene Adriana da Silva Correia
Josiane Lemos Machiavelli
Silvânia Cosmo Esmerindo Vieira
Resumo Executivo
Recurso Educacional Aberto (REA), do inglês Open Educational Resources (OER), refere-se a “qualquer recurso educacional (incluindo mapas curriculares, materiais de cursos, livros didáticos, vídeos, aplicativos multimídia, podcasts e quaisquer outros materiais designados para uso no ensino e aprendizado) disponível abertamente para uso por educadores e alunos, sem a necessidade de pagar direitos autorais ou taxas de licença” (BUTCHER, 2011). Sua utilização é recomendada e fomentada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como forma de favorecer a divulgação e o compartilhamento de recursos educacionais produzidos por professores, pesquisadores e estudantes vinculados a instituições de ensino e pesquisa, processo este fortalecido com o desenvolvimento e a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).
Ao licenciar um material como REA, o autor amplia as possibilidades de alcance da sua produção e favorece o compartilhamento de saberes, preservando sua propriedade intelectual sobre o mesmo e indicando, por meio de licenças como a Creative Commons, de que forma o recurso poderá ser utilizado por outras pessoas, conforme apresentado na imagem a seguir.
Diante das ações mundiais de apoio ao combate da pandemia pela COVID-19, muitas iniciativas vêm sendo criadas, produtos e processos foram desenvolvidos ou estão em desenvolvimento em todo o mundo. Uma delas é o Observatório da Covid-19 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que encapsula projetos associados a temáticas diversas que integram o Projeto Institucional de Ações para o Enfrentamento da Covid-19 e o Edital Emergencial de Credenciamento e Fomento de Projetos, Visando Ações para o Diagnóstico e Prevenção da Covid-19 .
Frente à riqueza das investigações em andamento, materiais e produtos de altíssima qualidade que estão sendo desenvolvidos na UFPE, a finalidade do Projeto Recursos Educacionais Abertos desenvolvidos para a Melhoria Acadêmica (REAdME) é dar apoio à divulgação dessas ações por meio da disponibilização dos produtos no Repositório Digital da Universidade, o Attena. Para isso, o fluxo para depósito dos materiais está sendo atualizado e estão sendo produzidos materiais que incentivam e orientam o depósito de REAs no Repositório Attena.
Impacto positivo relacionado à utilização de REAs na UFPE, especialmente com informações sobre a Covid-19, é a visibilidade nacional e internacional do referencial científico e acadêmico produzido por meio de ações de pesquisa, ensino e extensão. Por fim, esclarecemos que o REAdME não ficará restrito às produções relacionadas ao enfrentamento da Covid-19, ele servirá de apoio a outras atividades desenvolvidas na UFPE.
Referências:
BUTCHER, N. Um guia básico sobre Recursos Educacionais Abertos (REA). Paris: UNESCO, 2011. Disponível em:
http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/publications/basic_guide_oer_pt.pdf. Acesso: 8 jun. 2020.
FENGCHUN, M. et al. Guidelines on the development of open educational resources policies P.aris: UNESCO, 2019.
Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000371129. Acesso em: 8 jun. 2020.